segunda-feira, 30 de maio de 2011

Polícia prende suspeito de matar líder camponês em Rondônia (Postado por Erick Oliveira)

Foi preso nesta segunda-feira (30) um suspeito de ter assassinado o líder camponês Adelino Ramos, o Dinho, conhecido por fazer denúncias de extração ilegal de madeira na região Norte do país, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança de Rondônia.
Segundo o delegado Pedro Mancebo, o suspeito foi detido por policiais civis de Extrema de Rondônia, onde se escondia, e procurou a polícia para se entregar. Em seguida ele foi levado para um quartel da Polícia Militar na cidade de Nova Califórnia, diz Mancebo.
Havia contra o suspeito um mandado de prisão expedido pela Justiça, conforme o delegado. A assessoria de imprensa da secretaria de segurança diz que, ainda ferido e antes de morrer, o camponês teria dito a uma testemunha o nome do suspeito preso como sendo o autor do crime.

O crime que continua sendo investigado para apurar eventual participação de outras pessoas. Em uma coletiva de imprensa no início da tarde o governo dará detalhes da prisão.
Dinho era líder da Associação Camponesa do Amazonas e sobrevivente do massacre de Corumbiara, ocorrido em agosto de 1995 e no qual 13 agricultores foram executados.
A morte de Dinho foi o segundo caso de violência no campo ocorrido na última semana. Na terça-feira (24), foi assassinado a tiros o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna, no Pará.
O crime em Rondônia
Adelino Ramos foi executado com cinco tiros quando estacionava o carro para descarregar verduras produzidas no acampamento em que vivia em Vista Alegre do Abunã, divisa entre Amazonas, Rondônia e Acre. O criminoso chegou a pé, fez os disparos e fugiu correndo pela rua. A mulher e os filhos do camponês estavam com ele, mas não ficaram feridos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial